sábado, 24 de abril de 2010

BELO MONTE: OBRAS COMEÇAM EM SETEMBRO

O ministro das Minas e Energia, Márcio Zimmermann, garantiu, ontem, em Florianópolis, que a Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, terá suas obras iniciadas, no máximo, em setembro deste ano. Com o leilão vencido pela Eletrobrás Chesf, estatal que lidera o consórcio Norte Energia, segundo Zimmermann, o governo tentará antecipar a assinatura do contrato de outorga. “Trata-se da usina mais planejada do mundo. Foram cinco anos de estudos ambientais e não podemos mais esperar”, afirmou.

O Ministro criticou a ação das Organizações não Governamentais (Ong’s) que tentam protelar o processo de construção inevitável da obra, considerando que tais atitudes não passam de “manipulações”. “Não sou técnico, mas me reporto aos números. Foram mais de R$ 70 milhões gastos em estudos ambientais e, se for necessário, faremos algumas adequações. Esta inquietude é natural, mas Belo Monte precisa sair”, afirmou, lembrando que o processo que tratou da construção da Usina Hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira, na cidade de Porto Velho, foi ainda mais penoso e sofreu com mais atrasos devido as questões ambientais discutidas na Justiça.

Zimmermann não descartou a possibilidade de a Eletrobrás Chesf assumir integralmente a execução da obra, uma vez que detém 49% do consórcio.


Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: