segunda-feira, 26 de abril de 2010

AUMENTA O CONSUMO DE ENERGIA NO BRASIL. QUE VENHA BELO MONTE!!

A demanda por energia elétrica fechou o primeiro trimestre com crescimento de 9,6% diante do ano anterior. Houve aumento no consumo da indústria, do comércio, das residências e também do setor de serviços.

A indústria parece ter recuperado sua atividade produtiva, se for levado em conta o consumo de energia. Nos três primeiros meses do ano, a expansão da demanda de energia das indústrias foi de 13%. Os dados indicam que a recuperação do consumo industrial se observa, principalmente, nas indústrias siderúrgica e extrativa mineral, em particular, a de minério de ferro. Esses setores foram os mais atingidos pela crise.

Isso explica o crescimento do consumo na Região Norte, fortemente condicionado pelo comportamento das indústrias nos estados do Pará, que representa 80% do consumo regional, Minas Gerais e do Espírito Santo”, constatou a Empresa de Pesquisa Energética, em sua Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica.

A Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica do mês de março, divulgado, nesta segunda-feira, pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), constata que o Programa Luz para Todos, do governo federal, foi o principal responsável pela expansão continuada do número de consumidores residenciais no país.

Os dados indicam que, ao final de março, havia 56,5 milhões de consumidores no país. Nos últimos 12 meses foram 1,9 milhão de novas ligações - crescimento de 3,3% sobre os 12 meses imediatamente anteriores. Essa expansão manteve, de acordo com a resenha, “a trajetória de acentuada expansão no consumo de energia elétrica nas residências”, acumulando no primeiro trimestre do ano taxa de crescimento de 8,2%.

Mas, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil não corre risco de falta de energia neste ano e nem no próximo, exceto em áreas determinadas, por razões circunstanciais e externas às condições de infraestrutura, tais como chuvas que impliquem em quedas de árvores sobre as fiações ou descargas elétricas. E a partir de 2012?

Mas é mais do que evidente, pelos dados apresentados acima, que o Brasil precisa aumentar sua capacidade de produção energética. É nesse contexto que entra o AHE Belo Monte, mas há um grupo de ecoloucos nacionais, estimulados e financiados por ONG's estrangeiras, que prefere o risco de um colapso energético no País a ver o projeto Belo Monte em execução.

É preocupante!

Fonte: www.agenciabrasil.gov.br e redação do blog

Nenhum comentário: