segunda-feira, 22 de março de 2010

RIO TINTO ESCLARECE SOBRE ATUAÇÃO NA CALHA NORTE

No site Ecoamazônia, hoje, com o título acima, sobre a atuação da mineradora Rio Tinto na Calha Norte


A minerarora Rio Tinto enviou, através de sua assessoria, nota ao site esclarecendo a atuação na região da Calha Norte do Rio Amazonas, no Pará. A nota se refere a informações publicadas na matéria intitulada "Governo quer alterar limites de estação ecológica", publicada no dia 22 de fevereiro, pelo site EcoAmazônia.

Inicialmente, a Rio Tinto reafirma seu compromisso com um diálogo amplo e transparente com todas as partes interessadas, na busca do desenvolvimento sustentável da Calha Norte.

"É importante também esclarecer que o Governo do Estado do Pará publicou um decreto criando um Grupo de Trabalho, incluindo grupos conservacionistas, representantes do governo do Pará, além de outros envolvidos no processo, entre eles a Rio Tinto, para estudar possíveis soluções que garantam a preservação do meioambiente e que também permitam o desenvolvimento da mineração de bauxita na região.", diz a empresa na nota.

A Rio Tinto acredita que tal processo não deverá resultar em uma redução no total de áreas protegidas no Estado do Pará, e a empresa antecipa que não desenvolverá o projeto a menos que fique claro que possa ser feito de uma maneira social e ambientalmente responsável.

De acordo com entendimento com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMA), a Rio Tinto ofereceu completo suporte logístico para seis expedições de biodiversidade na Calha Norte em 2008 e 2009, como parte da condicionante para obter a licença ambiental para pesquisar a área do Curuá Sul, que está localizada em uma área de uso sustentável, onde tais atividades são permitidas.

"Estes estudos iniciais serão um importante passo para documentar a biodiversidade em locais específicos, e poderão ser utilizados em conjunto com outros dados para confirmar ou ajustar as áreas de conservação buscando os objetivos ambientais e de sustentabilidade do Estado do Pará", destaca a Rio Tinto na nota.

Para ler mais, www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: