segunda-feira, 22 de março de 2010

JOSEFINA REPELE POLÊMICA DESNECESSÁRIA

No Blog da deputada Josefina Carmo (PMDB), hoje, com o título acima, minimizando polêmicas em blogs da região Oeste do Pará sobre a sanção, pela governadora Ana Júlia Carepa, do projeto de estadualização da Transamazônina, em Itaituba.


Blogs regionais publicaram matérias e comentários dos editores ou de leitores sobre a sanção da governadora Ana Júlia Carepa ao projeto de lei, de autoria da deputada Josefina Carmo (PMDB), que propôs a estadualização da estrada Transgarimpeira, no município de Itaituba.

Para esclarecer os fatos e evitar polêmicas desnecessárias, a deputada Josefina enviou ao editor do Blog do Jeso, onde alguns comentários sobre o fato foram publicados, a seguinte resposta:


Prezado Jeso,

sobre essa questão da sanção do projeto de lei de estadualização da rodovia Transgarimpeira, vamos colocar os pingo nos "is":

1. O pedido inicial pela estadualização da Transgarimpeira foi apresentado por diretores da Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot) e pelo Sindicato dos Mineradores do Oeste do Pará (Simioesp), em 2006, à então candidata ao governo do Estado, Ana Júlia Carepa, em plena campanha eleitoral daquele ano, sem que tenham recebido qualquer manifestação posterior;

2. Em maio de 2007, a mesma solicitação foi apresentada a mim pelas duas entidades, em Belém, e me comprometi a transformá-lo em projeto de lei e apresentá-lo à Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), o que de fato aconteceu no dia 29 daquele ano (2007);

3. Em julho de 2007, atendendo convite de diretores das duas entidades e também de dirigentes locais do PMDB, fui ao distrito de Moraes Almeida, na rodovia Santarém-Cuiabá, onde começa a Transgarimpeira. Lá, em reunião com dirigentes da comunidade, apresentei cópia do projeto e renovei o compromisso de me empenhar pela sua aprovação;

3. No dia 9 de fevereiro deste ano, após tramitar e ser aprovado em todas as comissões técnicas da Alepa, o projeto foi aprovado pelos deputados paraenses. Sábado passado, ele foi sancionado pela governadora Ana Júlia Carepa, em Itaituba, em cujo território está localizada a nova rodovia estadual;

4. Ao contrário do que afirma a leitora Hosana, não foi convidada para o ato de sanção de seu projeto de lei. Na sexta-feira, às 14h27, o Cerimonial do governo do Estado me enviou, por e-mail, convite para uma programação, em Itaituba, da qual constava, literalmente: "09h – Inauguração do Ginásio Municipal Poliesportivo de Itaituba, Rodovia Transamazônica Km 02; 15h – Inauguração do posto Avançado Comunitário da Polícia Militar 'Jardim Aeroporto'”, 2ª Rua do bairro jardim aeroporto em frente ao posto de saúde". (Estou enviando cópia do convite por e-mail). Ou seja: o convite chegou na véspera do evento e deste não constava a assinatura do decreto de sanção do meu projeto de lei de estadualização da Transgarimpeira. Como se vê, certamente que não queriam minha presença no evento;

5. Finalmente, recebi, sim, convite da Prefeitura de Itaituba para a inauguração do Ginásio Poliesportivo, mas fui impedida de participar por conta de compromissos assumidos para a mesma data em municípios da Calha Norte.

Em nenhum momento, Jeso, em pronunciamento ou outra forma de comunicação, assumi a posição arrogante de "mãe da Transgarimpeira". Nunca! O que fiz foi tão somente acatar uma solicitação de representantes da sociedade civil de Itaituba, uma cidade onde morei por alguns anos, na década de 80, e onde tenho vários e bons amigos.

No processo de tramitação do projeto, solicitei ao prefeito Roselito Soares uma manifestação escrita de apoio ao meu projeto de lei, na expectativa de que isso ajudasse na sua aprovação, mas, infelizmente, não obtive resposta.

Mas, na verdade, Jeso, o que de fato interessa é que o projeto foi aprovado e sancionado. Mas isso é pouco: é necessário que a nova rodovia estadual seja efetivamente incorporada à malha rodoviária do Estado e passe a receber manutenção permanente. Aquele povo que a utiliza merece isso. O sofrimento deles já ultrapassou o insuportável.

Quanto aos méritos do fato, deixo isso por conta da população da região e dos líderes locais. Em meu mandato, tenho a prática de não assumir posturas mesquinhas, como essa de brigar pela paternidade de uma obra pública, nem alimentar polêmicas inexistentes e desnecessárias. Apenas me empenho em levar a sério o mandato legislativo que me foi confiado pela população do Oeste do Pará.
Atenciosamente,

Josefina Carmo
Deputada Estadual (PMDB)

Nenhum comentário: