quinta-feira, 18 de março de 2010

ENEM E SISU ESTÃO EM DESCRÉDITO

Depois das lambanças no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não poderia dar outra coisa: universidades e institutos federais mineiros enviaram documento ao Ministério da Educação (MEC) criticando etapas e procedimentos do novo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do para selecionar candidatos para instituições públicas de ensino superior. O documento, de mais de cinco páginas, lista os principais problemas do sistema e diz que o Enem e o Sisu estão em “descrédito”.

De acordo com José Margarida da Silva, presidente do Fórum das Comissões de Processos Seletivos de Minas Gerais (Forcops), entidade responsável pelo documento, não há nenhuma decisão por parte das 15 instituições que congregam o fórum de deixar o sistema. Segundo ele, “o documento traz uma análise, mas não aponta decisões”.

“Existe uma análise do processo, na tentativa de contribuir para o aperfeiçoamento”, disse em entrevista à Agência Brasil.

Mais de dez instituições públicas de ensino superior do estado assinam o documento, incluindo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Alfenas (Ufal), a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

No documento, o fórum afirma que “com o descrédito do Sisu e do exame, o problema do candidato fazer vários processos seletivos persiste”.

Para ler mais, www.agenciabrasil.gov.br

Nenhum comentário: