quarta-feira, 24 de março de 2010

CRESCE O NÚMERO DE ÍNDIOS VIVENDO NAS CIDADES. E NA MISÉRIA

O Estado brasileiro é incompetente e irresponsável na garantia dos direitos dos índios

No Brasil, o fenômeno da migração indígena para cidades é relativamente recente, mas pode ser cada vez mais percebido, tanto na Região Norte, quanto em estados como São Paulo.

“A maior parte da população indígena ainda vive - e espero que continue vivendo sempre - nos seus territórios tradicionais. Mas as cidades brasileiras estão cada vez mais recebendo povos indígenas”.

A informação é do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Meira. Ele participou do Fórum Urbano Mundial, que reúne, até a próxima sexta-feira, especialistas, representantes de povos indígenas e de governos de todos os continentes para discutir a presença de índios nas cidades no mundo.

Segundo ele, muitos indígenas procuram as cidades para estudar ou para ter acesso a alguns direitos que só as cidades oferecem.

As consequências disso, segundo constatou o painel do Fórum Urbano Mundial sobre Povos Indígenas nas Cidades, são muitas. Christophe Lalande, da Agência para Habitação das Nações Unidas (ONU-Habitat), disse que o principal desafio desses povos é o direito à moradia.

Na maioria das aldeias ou nas periferias das cidades, os índios brasileiros vivem em estado de extrema pobreza, fruto da incompetência do Estado Brasileiro em garantir seus direitos.

Para ler mais, www.agenciabrasil.gov.br

Nenhum comentário: