segunda-feira, 22 de março de 2010

ARCO DE FOGO NA TRANSAMAZÔNICA MARCADA POR FARRA, ÁLCOOL E ABUSO

Festas em balneários regadas a cervejas e mulheres. Dias inteiros trancados em um quarto de hotel sem nada para fazer. Cervejadas em praça pública. Orgias em hotéis e festas em boates. O roteiro bem que parece o de um grupo de homens jovens curtindo as férias adoidado, mas se trata de um grupo de integrantes das polícias consideradas da mais alta elite do Brasil: a Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança, juntamente com fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A farra animalesca acontece na região da Transamazônica, onde mais de 90 agentes da PF, da Força Nacional e do Ibama realizam a Operação Arco de Fogo, criada ano passado pelo governo federal para coibir o desmatamento ilegal na Amazônia. O uso da estrutura pública (veículos, combustíveis e diárias) para farras deste tipo já é comum na história da Arco de Fogo. Ano passado, um grupo de policiais federais foi flagrado numa farra com bebidas em um clube particular em Altamira.

Desta vez não foi diferente. A operação montou uma base em Uruará desde o dia 11 de março e desde então mostrou poucos resultados além de farras e arbitrariedades, A reportagem do site ecoamazônia passou um final de semana em Uruará acompanhando as peripécias dos agentes federais e flagrou atos capazes de envergonhar o mais desavergonhado dos agentes públicos. Num destes casos, um grupo de agentes foi flagrado bebendo cerveja em plena praça central da cidade, em uma viatura que foi alugada pelo governo para a operação.

Para ler mais, www.ecoamazonia.com.br

Nenhum comentário: