domingo, 28 de fevereiro de 2010

TERRAS À REFORMA AGRÁRIA JÁ SOMAM 80 MILHÕES DE HECTARES

Nos últimos 15 anos, o governo federal destinou 80 milhões de hectares em terras para assentar famílias de sem terra, um dos maiores programas de reforma agrária do mundo. O volume de terras ultrapassa os destinados à produção de grãos atualmente em todo o país, cerca de 65 milhões de hectares. Os números desmistificam as informações sobre a concentração de terras no País e, mais do que isso, demonstra que o atual modelo de reforma agrária não se traduz em aumento de produção.

Em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), mostra o mal que as invasões e a simples distribuição de terras faz à economia do país. A senadora destaca que no atual governo a média anual de invasões é de 248, contra 166 no governo anterior. "São números preocupantes. Demonstram que o país tem níveis democráticos absolutamente imaturos e, em muitas vezes, até inexistentes quanto ao direito de propriedade e à segurança jurídica no campo", alerta.

Kátia Abreu critica o MST e outros grupos armados que invadem e depredam propriedades e, na maioria das vezes, ainda recebem dinheiro público através de convênios com o governo federal. "Para ampliar o poder da esquerda radical sobre órgãos federais e verbas públicas, grupos armados que investem na tese do conflito permanente tentando mudar à força o sistema de governo invadem cada vez mais. Esse mecanismo violento, ilegal e inquietante das invasões de propriedades produtivas atinge um segmento vital para o Brasil, já que a agropecuária responde por um terço dos empregos do país e pelo superavit de US$ 23 bilhões da balança comercial", destaca a senadora.

Para ler mais, http://www.ecoamazonia.com.br/site/news.asp?cod=11475

Nenhum comentário: