terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

QUE SANTARÉM SIGA O EXEMPLO DO RIO DE JANEIRO

A Agência Brasil informa que, até a tarde de hoje, ma cidade do Rio de Janeiro, 277 mijões foram presos fazendo xixi na via pública, ainda que escondidos atrás de carros, árvores, prédios, etc, sob a acusação de ato obsceno.

É compreensível que, no aperto, se busque um lugar para evitar o constrangimento de se molhar todo, mas realmente há hábitos péssimos, como esse, que precisam ser deixados. Lá no Rio, a Prefeitura combate os mijões porque instala sanitários químicos em vários locais da cidade, especialmente naqueles de grande concentração nesta época do Carnaval.

A coisa é feia, mesmo, na principal praia de Alter do Chão, em Santarém, eleita a mais bonita praia do Brasil, pelo jornal inglês The Guardian. Lá, não há sanitário químico e, sem opção, todos os banhistas são obrigados a urinar dentro d'água - isso pra não falar de outras necessidades fisiológicas.

Uma vergonha! Uma demonstração pública de incompetência e irresponsabilidade ambiental e sanitária das autoridades locais com os milhares de frequentadores e, claro, com aquela beleza natural sem igual.

Em setembro próximo, mais um Sairé. O que vai ser feito para isso?

Que tal o Ministério Público propor à Prefeitura de Santarém a assinatura de um termo se ajuste de conduta (TAC) exigindo a instalação de sanitários na vila e nas praias, entre outras providências, sob pena de interdição do evento e das praias?

Bons exemplos existem para ser seguidos.

Nenhum comentário: