quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

IMAGENS DE SATÉLITE MELHORAM FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL

Na tarde de ontem, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aníbal Picanço, recebeu do representante da empresa Spot Image no Brasil, Michael Daamen, o primeiro lote das imagens em alta resolução do Satélite Spot 5. Com a aquisição dessas imagens, o Núcleo de Geotecnologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) poderá visualizar uma área a 2,5 metros de distância do solo, 15 vezes mais detalhada do que as imagens do satélite LandSat.

A equipe técnica da Spot França, coordenada por David Mussete, gerente de programação multisatélites da Spot Imaget S.A., está treinando os analistas ambientais da Geotec para utilização das novas imagens. "O contrato de serviços da Spot iniciou neste ano, e será finalizado em 2011. As imagens cedidas hoje para entrega formal ao secretário são de 2008 e 2009, e fazem parte do acervo da multinacional", informou Mussete.

Há dificuldades na coleta de imagens em regiões nubladas no Estado do Pará. Este é o principal impasse da fiscalização por satélite, que apenas no período de junho a setembro permite melhor visibilidade. A empresa se compromete a solucionar este problema a partir da captura de um número expressivo de imagens com a menor cobertura de nuvens nas áreas de interesse.

"Para alcançar este objetivo, estamos sendo ajudados pelo CPR (Centro de Programação na França). É uma espécie de supercomputador", disse o gerente da Spot. O satélite em órbita captura cenas a cada 24h, em 26 dias, e as repassa à Sema via internet.

Fonte: www.coamazônia.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Que seja pelo menos para ajudar o setor produtivo, ou é para multar os que trabalham ?