quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CUBA: DECLARAÇÕES DE LULA REPERCUTEM NO CONGRESSO

As declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a morte do dissidente cubano Orlando Zapata Tamoyo e dos encontros dele com o presidente Raúl Castro e com o ex-presidente Fidel Castro foram criticadas pela oposição no Congresso Nacional. Em nota oficial, a Executiva do DEM disse que o presidente Lula deveria “refletir sobre seu apoio a Cuba”, diante do quadro de barbárie naquele país.

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou hoje (25) um voto de pesar pela morte do dissidente Zapata, que morreu após 85 dias de greve de fome. O requerimento foi apresentado pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que também pediu que as condolências sejam enviadas à Embaixada de Cuba no Brasil para que sejam encaminhadas à família de Zapata. O único voto contrário foi do petista João Pedro (AM).

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) condenou as declarações do presidente sobre a “escalada de repressão política em Cuba”. O parlamentar disse que essa postura mostra que o Brasil está abandonando sua posição histórica de defesa dos direitos humanos. Jungmanno criticou a diplomacia brasileira: “esse posicionamento será cobrado no futuro. Foi um péssimo dia para a postura vacilante da diplomacia brasileira com relação aos episódios de Cuba”.

Para ler mais, http://www.agenciabrasil.gov.br/?q=node/905

Nenhum comentário: