terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ONDA DE PROTESTOS CONTRA O BUFÃO BOLIVARIANO

Não poderia dar em outra coisa as decisões do bufão bolivariano, na Venezuela. Desde domingo passado, uma onda de protestos tomou conta do país vizinho, quando o governo do presidente Hugo Chávez suspendeu o sinal da emissora de televisão RCTV e provocou a morte de um estudante de 15 anos.

O jovem participava de uma manifestação pró-governo no estado de Mérida e teria morrido ao ser atingido por disparo. A informação foi confirmada pelo ministro do Interior, Tareck El Aissami.Houve manifestações em todo o país - da capital Caracas a outras regiões. Os policiais tentaram conter os protestos com bombas de gás lacrimogênio, disparos de balas de borracha e uso da força. Os manifestantes reagiram, lançando garrafas e pedras. Na cidade de Mérida, capital do estado de mesmo nome, além do estudante cuja morte foi anunciada pelo governo, nove policiais também teriam ficado feridos.

Os protestos foram provocados pela suspensão dos sinais de emissoras de TV, uma delas a RCTV, considerada bastante popular no país. A suspensão do sinal da RCTV ocorreu pela segunda vez em menos de três anos. Oficialmente, as autoridades do governo alegam que a emissora e outras cinco empresas de televisão não cumpriam as normas que regem a programação. Na verdade, a punição se deu pelo fato das emissoras não transmitiram a íntegra do discurso de Chávez.

Ontem, o ministro de Obras Públicas e diretor-geral da Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) – organismo que fiscaliza os meios de comunicação em exercício na Venezuela -, Diosdado Cabellos, afirmou que essas emissoras serão submetidas a avaliação a cada quatro meses para verificar se cumprem as regras da Lei de Responsabilidade Social de Rádio e Televisão.

Esse é um dos controles que o governo Lula que impor aos meios de comunicação brasileiros através do Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).

Fonte: Agência Brasil e redação do blog

Nenhum comentário: