segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MINC: LICENÇA AMBIENTAL PARA BELO MONTE SAI EM FEVEREIRO


O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse, nesta segunda-feira, que a licença ambiental para a construção da Usina de Belo Monte, no rio Xingu, no estado do Pará, deverá ser concedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) já em fevereiro. A expectativa era que a licença para a obra, que faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, fosse concedida em outubro do ano passado.

A demora na concessão da licença gerou críticas do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que chegou a dizer que estava 'mendigando' a licença para o Ibama.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse hoje que já não há mais obstáculos para o licenciamento da usina hidrelétrica. "Havia inúmeros problemas no projeto inicial que foram sendo solucionados aos poucos. Tínhamos problemas de todos os tipos, desde a extinção de espécimes de peixes a questões sociais", destacou. Ele disse que, desde que está no cargo, há um ano e oito meses, tem buscado agilizar o processo de licenciamento ambiental, ao mesmo tempo em que amplia o rigor da avaliação do Ibama.

A Usina de Belo Monte terá capacidade para gerar mais de 11 mil megawatts de energia elétrica. Segundo o Ministério de Minas e Energia, Belo Monte será a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, ficando atrás apenas da chinesa Três Gargantas, que tem capacidade de gerar 22.400 megawatts, e de Itaipu, que fica na fronteira entre Brasil e Paraguai e que tem capacidade para 14 mil megawatts.

Em Belém, o coordenador do "Comitê Belo Monte, Sim!", Raimundo Nonato Brito, reafirmou a certeza que têm os membros da entidade, favorável à excução do projeto. "Belo Monte é necessário ao nosso desenvolvimento, vai gerar muito mais benefícios que impactos negativos, e estes poderão ser compensado com outras ações em favor da população atingida, da sociedade, dos municípios", afirmou.

Fonte: Agências Brasil e Estado, com redação do blog

Nenhum comentário: