quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

MACRO ZEE DA AMAZÔNIA EM CONSULTA PÚBLICA


O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu, a partir de hoje, na Internet, consulta pública ao texto preliminar do Macro Zoneamento Ecológico e Econômico (MZEE) da Amazônia. O documento propõe um novo modelo de exploração dos recursos naturais e do uso do solo da região amazônica. O prazo final para as sugestões a serem feitas pela sociedade civil vai até 06 de março.
Sua principal função é promover a transição do padrão econômico atual para um modelo de desenvolvimento sustentável na região, capaz de contemplar as diferentes realidades e prioridades de territórios da Amazônia

O Macro ZEE da Amazônia é um instrumento fundamental de planejamento e gestão ambiental e territorial estabelecido na Política Nacional do Meio Ambiente. Sua principal proposta é promover a transição do padrão econômico atual para um modelo de desenvolvimento sustentável na região, capaz de contemplar as diferentes realidades e prioridades de territórios da Amazônia.

O texto aborda os desafios desta transição e indica estratégias de adequações de diferentes setores da economia, como o energético e mineral, o planejamento integrado de infra-estrutura e logística, bem como o territorial rural e urbano, proteção da biodiversidade e dos recursos hídricos, agricultura e mudanças climáticas na Amazônia.


Calendário

Início da consulta pública – 27 de janeiro

Conclusão da consulta pública – 6 de março

Reunião da CCZEE para aprovação do documento final – 11 de março
Para mais informações, acesse
Para conhecer o documento preliminar do Macro ZEE da Amazônia, apresentar críticas ou propor sugestões, acesse a página www.mma.gov.br/zee

Nenhum comentário: