segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

COMO SER UM CIDADÃO ATIVO, VIA INTERNET

As eleições de 2010 estão chegando e acompanhar as ações dos candidatos para votar com mais consciência é superimportante. Você sabe como pode participar ativamente da vida política do seu país, via internet?

Fiscalização é uma das palavras-chave para garantir o bom funcionamento de uma democracia. Os vereadores, deputados e senadores devem, entre outras coisas, fiscalizar as ações dos governos municipal, estadual e federal. Mas quem fica de olho no trabalho desses políticos, para saber se, de fato, eles estão fazendo sua lição de casa? A sociedade civil, ou seja, nós mesmos! E a internet pode ser uma ótima aliada nessa árdua – e importantíssima! – tarefa.

É possível acompanhar o desempenho dos políticos nos sites oficiais das câmaras municipais, assembléias legislativas e, também, no portal da Câmara dos Deputados. Mas tem, ainda, um outro jeito – mais simples! – de ter acesso a todas essas informações: o site Vote na Web (http://www.votenaweb.com.br/) .

Criado em novembro do ano passado pela Webcitizen – empresa que busca estimular o engajamento cívico –, o portal traduz para uma linguagem simples todos os projetos de lei que tramitam no legislativo e informa a porcentagem de aceitação dos parlamentares para aquele PL. Entre outras coisas, é possível, ainda, saber o nome do político que apresentou o Projeto e opinar sobre a sua importância.

Por exemplo, o que você acha de uma Lei que obriga que a bandeira do Brasil seja estampada nos uniformes de todas as instituições de ensino do Brasil? Existe um Projeto de Lei que propõe isso e foi considerado, pelos usuários do Vote na Web, desnecessário e, também, bizarro. Você concorda? Sabe quem apresentou esse PL? Será que você votou nesse político?

A partir do portal é possível acompanhar de perto a ação dos nossos representantes e, assim, votar com mais consciência na próxima eleição – que, inclusive, está chegando! Além do Vote na Web, existem muitos outros sites em que é possível exercer seu poder de cidadão. Por exemplo, o Transparência Brasil (http://www.transparencia.org.br ) – uma organização comprometida com o combate à corrupção que, entre outras ações, fez um ranking dos deputados federais que mais possuem ocorrências na Justiça ou nos tribunais de contas – e o Cidade Democrática (http://www.cidadedemocratica.org.br ).

E vale lembrar que a internet é apenas uma das várias maneiras que temos de exercer nosso poder cívico. Para saber muito mais sobre cidadania, visite www.planetasustentavel.com.br

Fonte: Débora Spitzcovsky
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/cidadania-politica-poder-civico-internet-525662.shtml

Nenhum comentário: