terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SENADO APROVOU PLEBISCITO PARA CRIAÇÃO DE CARAJÁS

O plenário do Senado aprovou, na noite desta terça-feira, a realização de um plebiscito para decidir sobre a criação do estado do Carajás, nas regiões sul e sudeste do Pará. A proposta terá de ser votada ainda pela Câmara.

De acordo com o relator da proposta, senador Valter Pereira (PMDB-MS), o novo estado seria criado com o desmembramento das regiões sul e sudeste do Pará. O estado do Carajás teria uma área de 285 mil km², 38 municípios e 1,3 milhão de habitantes.

Se aprovado pela Câmara, o plebiscito será realizado somente na região a ser desmembrada. Caberia ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcar a data da consulta popular.

“É bom destacar que o projeto não cria o estado. O que o Senado aprovou é a realização de um plebiscito para que a população decida”, disse Pereira.

Fonte: G1

PS: O projeto que propõe plebiscito para a criação do estado do Tapajós, já aprovado pelo Senado, continua dormitando em algum escaninho da Câmara Federal. Na Semana passada, Michel Temer, presidente da Câmara, prometeu incluir o projeto de plebiscito do Carajás na pauta da Casa ainda neste ano. O mesmo ainda não se conseguiu com o projeto do plebiscito do Tapajós.

O que está faltando? Que a coordenação do Comitê Pró-Tapajós não se iluda: os deputados federais do PT nada farão para incluir o projeto na pauta de votação da Câmara Federal deste ano. A governadora Ana Júlia confirmou, na semana passada, em reunião com blogueiros, sua posição contrária à criação dos dois novos estados. Eles não a contrariarão.

Um comentário:

Val-André Mutran  disse...

Caro José Maria Piteira.

Ainda não nos cohecemos pessoalmente.

Tomo a iniciativa de fazê-lo publicamente ao ler seu comentário no blog 5.a Emenda, editado agora pela querida Marise Morbach. Companheira do meu mestre da blogosfera e amigo saudoso Juvêncio de Arruda.

Pois bem.

Como sabes, o Projeto de Decreto Legislativo do Carajás andou no Senado, sendo aprovado.

Continuamos em permanente mobilização para aprová-lo na outra Casa.

Parabéns pelo seu empenho e visão de futuro.

Afirmo-te que o Tapajós conta com nossa colaboração sempre.

Um grande abraço e ajude-nos nessa causa para o bem da Amazônia e do Brasil.

Meu e-mail é valmutran@gmail.com e aguardo o teu contato para aprofundar-mos impressões e caminhos à trilhar.

Do seu. desde já amigo.

Val-André Mutran