quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PROTOCOLO QUER INCENTIVAR CADEIA PRODUTIVA DA MADEIRA

O vice-governador do Pará Odair Corrêa (PDT) assinou, nesta quarta-feira, na Sede da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações conjuntas com vistas a desenvolver projetos da cadeia produtiva de madeira, com base em modelos de desenvolvimento de manejo sustentável e integrado da floresta amazônica para a região do município de Santarém (PA).

Participaram do evento Augusto Braun e Hilário Braun, representantes da Empresa Mundo Verde Empreendimentos Sustentáveis, Diego Comuzzi, representante da Universidade de Caxias (RS), e o professor João Ricardo Vasconcelos.

Hilário Braun destacou a existência de 362 marcenarias em nossa região e com o projeto serão criadas mais 750, gerando cerca de dois mil empregos e renda para os ribeirinhos, além de proporcionar melhor qualidade de vida.

"O trabalho de forma racional ajuda o Governo do Estado no gerenciamento do progresso e através do manejo sustentável, cerca de 25 milhões de habitantes em nossa região sejam ajudados", destacou o vice governador. Ele também citou a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) como instituição indispensável na formação da mão de obra qualificada para esses projetos.

A iniciativa de Odair Corrêa é boa, mas bem que poderia incluir os municípios da Calha Norte, onde estão as florestas estaduais do Paru, Trombetas e Faro, unidades de uso sustentável que estarão, em pouco tempo, produzindo milhões de metros cúbicos de madeira. Mas a ideia não está perdida. Antes tarde que nunca.

Nenhum comentário: