quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NOVO ARCEBISPO DE BELÉM PODERÁ VIR DE SANTARÉM

Dom Esmeraldo Barreto de Farias é o mais provável arcebispo de Belém. Depois de sete meses desde a saída de dom Orani João Tempesta, o bispo de Santarém, no oeste paraense, teria aceitado o convite do papa Bento XVI para governar a Igreja na capital do Estado.

Com pouco mais de dois anos à frente da diocese de Santarém, dom Esmeraldo tem 60 anos, 32 anos de vida sacerdotal e desde 2000 é sagrado bispo, primeiramente à frente da diocese de Paulo Afonso, na Bahia, sendo transferido para o Pará em 2007.

Baiano nascido em Santo Antônio de Jesus, ele tem como lema sacerdotal 'Levanta-te e anda', extraído do livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 3, versículo 6. É e com esta proposta que o novo e tão esperado arcebispo de Belém deve chegar nos próximos dias para conhecer o povo que, provavelmente, vai pastorear daqui para frente. O bispo estaria aguardando somente a nomeação oficial do Vaticano, que pode sair a qualquer momento, para vir à cidade.

Os primeiros sinais da mudança que se aproxima, no entanto, já começaram a surgir na arquidiocese paraense. Uma delas, talvez a mais evidente, é a transferência - sem motivo aparente - do padre diocesano Jaime Sidou, do seminário de Santarém para Belém. Tido como o braço direito de dom Esmeraldo, o presbítero chegou à capital na sexta-feira passada (4) e instalou residência na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Cidade Velha, onde vai trabalhar como vigário paroquial. O administrador diocesano de Belém, monsenhor Raimundo Possidônio, também se reúne com mais frequência com o Colégio de Consultores, uma espécie de conselho pastoral da arquidiocese e que indicou alguns nomes para a sucessão de dom Orani, dentre eles o de dom Esmeraldo, ao núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, embaixador do Vaticano.


Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário: