quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

JUSTIÇA CASSOU PREFEITA DE AVEIRO

O juiz Rômulo Nogueira Brito, titular da 34ª Zona Eleitoral de Itaituba, aceitou, na segunda-feira passada, o pedido de cassação do registro da candidatura à reeleição de Maria Gorete Dantas Xavier, prefeita do município de Aveiro, no Oeste do Estado. Maria Gorete foi alvo de uma ação judicial que a denunciava pelo uso indevido da máquina administrativa por ocasião de sua campanha à Prefeitura daquele município, em 2008. A prefeita é acusada de compra de votos através da distribuição de combustível, uso de bens públicos em favor da sua candidatura e abuso de poder econômico.

Segundo pessoas ligadas a Maria Gorete, ela já aguardava uma decisão desfavorável, pois chegou a comentar que, sendo condenada, recorreria da decisão judicial. “Nunca admiti essa irregularidade, até porque estou consciente de que fiz uma campanha limpa e transparente. Isso nada mais é do que desespero de quem não se conforma com a derrota”, analisou a agora prefeita cassada.

Gorete ainda não foi comunicada oficialmente da decisão da Justiça Eleitoral, mas, por ter afirmado que vai recorrer, provavelmente já está tomando providências para derrubar a decisão do juiz Rômulo Brito e consequentemente retornar ao cargo.

A situação da prefeita de Aveiro é semelhante a de Duciomar Costa, prefeito de Belém, que foi afastado do cargo, mas conseguiu retornar à Prefeitura da capital por conta de uma medida liminar. Mas se não conseguir reverter a situação, Gorete Xavier não sairá totalmente derrotada, pois quem deve assumir a Prefeitura de Aveiro é ninguém menos que seu esposo, Manuel Pereira de Oliveira, o Sales, atual presidente da Câmara de Vereadores. O herdeiro natural do cargo seria o segundo colocado nas eleições de 2008, Lúcio Nascimento, porém, ele foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral, por possuir dupla filiação.


Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: