segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

JOTA NINOS COMENTOU

O agora mais do que nunca jornalista Jota Ninos, pois com diploma na mão, como deveriam tê-lo todos os que exercem esta tão indispensável profissão, enviou o comentário abaixo sobre a postagem "Formada a primeira turma de jornalistas de Santarém", publicada na semana passada.


Cunhado Piteira,

Obrigado pela divulgação da nota.

Depois da felicidade de defender meu trabalho (no qual consegui 9,7), vivi a felicidade de ver nosso Botafogo, no domingo, conseguir se livrar do rebaixamento. Não comentemos outros resultados. O importante é isto, se é que me entendes...rsrsrs.

Quanto ao questionamento do amigo Val-André, informo que o curso implantado pelo Iespes (Instituto Esperança de Ensino Superior), vinculado à prestigiada Fundação Esperança (fundada pelo frei americano Lucas Tupper), é de Bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo. Outra faculdade local, a FIT (Faculdades Integradas do Tapajós), tem dois bacharelados em Comunicação Social, com habilitações em Jornalismo e Publicidade.

Nossa turma foi a primeira a ser criada em 2006, após um vestibular para duas turmas de 60 vagas cada (matutino e noturno), só que a turma matutina não conseguiu número suficiente para ser criada e os poucos que conseguiram passar no vestibular foram integrados à turma noturna, que inicialmente tinha 72 acadêmicos, além de outros 15 alunos de uma segunda turma tecnológica de publicidade, que acabaram se juntando a nós em disciplinas mútuas.

Foi um início tumultuado. Os 87 alunos acabaram formando duas turmas de 43/44 acadêmicos, mas no segundo semestre a Publicidade separou-se e após algumas desistências acabamos ficando com 35 alunos, que praticamente ficaram juntos até o final. Destes, apenas 27 apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso, e talvez só uns 20 recebam a graduação em janeiro. Os demais ainda devem matérias e só devem ser graduados com a turma de 2007, que se forma no final de 2010. Além disso, temos a turma de 2008 e teremos vestibular ainda este mês para formar a 4ª turma, a de 2010. Se conseguirmos formar uma média de 20 a 25 jornalistas a cada ano, creio que poderemos melhorar o mercado local.

Da nossa turma pioneira, um terço é de jornalistas com atuação há mais de 20 anos e dois terços e de novatos, sendo que todos já estão empregados em algumas das empresas locais (temos aqui 7 emissoras de TV, 5 emissoras de rádios e pelos menos 5 jornais semanais regulares, além de sites e blogs locais!).

Sem dúvida essa turma de jornalistas terá a responsabilidade de, nos próximos anos, atuar nas trincheiras pela criação do estado do Tapajós. Para se ter uma idéia, um dos jornalistas formados em nossa turma é Ednaldo Rodrigues, secretário e membro militante do movimento do Novo Estado, que não nos deixa esquecer desse compromisso...

Um abraço ao Val-André.

P.S. = Agora vou ver se arranjo um tempo para reativar o meu blog, parado desde fevereiro...rsrsrs.

6 de Dezembro de 2009 21:23

Ao Jota e aos demais 26 novos jornalistas, as felicitações do blog pela conquista, com votos de muito sucesso na vida profissional. Que cada um de vocês seja uma voz a mais na luta pela exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, como aliás, é exigido de todas aquelas das quais se exige competência, responsabilidade e ética.

"O principal argumento, entre os tantos que se pode levantar para a exigência do diploma de curso de graduação de nível superior para o exercício profissional do jornalismo, é o de que a sociedade precisa e tem direito à informação de qualidade, ética, democrática. Informação esta que depende, também, de uma prática profissional igualmente qualificada e baseada em preceitos éticos e democráticos. E uma das formas de se preparar, de se formar jornalistas capazes a desenvolver tal prática é através de um curso superior de graduação em jornalismo". (Federação Nacional dos Jornalistas)

Nenhum comentário: