terça-feira, 29 de dezembro de 2009

BOLÍVIA VAI AUMENTAR ÁREA PLANTADA DE COCA

Enquanto a produção, o comércio e o consumo de cocaína e seus derivados causam morte e dependência de milhões de pessoas pelo mundo, estimula o tráfico do produto e também de armas, eis que o governo do presidente boliviano Evo Morales anuncia que vai aumentar da área plantada do produto base da droga naquele país: de 12 mil/ha para 20 mil/ha. O maior incentivo à produção será na região do Chapare, base eleitoral do presidente cocaleiro.

O aumento virá com a "legalização" de uma área de 1.600 metros quadrados para cada um dos 45.700 cocaleiros da região do Chapare, e de outros 1.000 hectares em outra região.

Localizada na Bolívia central, a região do Chapare foi a maior área cocaleira do país, que durante anos resistiu à sangue e fogo contra a tentativa de erradicar o cultivo da coca. Isso converteu Evo num aguerrido líder sindical, até que ele ingressou na política no final da década de 1980.

Legalizar a coca na região do Chapare é uma antiga promessa eleitoral de Evo e agora ele se propõe a cumpri-la, após ter sido reeleito com 64% dos votos nas eleições de 6 de dezembro.


Não custa lembrar que, segundo a Polícia Federal, os maiores estoques de cocaína que abastecem os morros cariocas e as demais cidades brasileiras vêm justamente da Bolívia, pela fronteira desse país com o Brasil ou através da Colômbia.

E a diplomacia brasileira trata o presidente cocaleiro com tapete vermelho e benevolências, como a privatização, em valores "camaradas", de uma unidade da Petrobras e o financiamento de obras públicas na Bolívia, inclusive com recursos do BNDES. Negócios entre amigos.

Enquanto isso, a cocaína boliviana continua a fazer crimes e outras desgraças no Brasil.

Nenhum comentário: