quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SEM ACORDO, PROPOSTA DE ORÇAMENTO RECEBE MUITAS EMENDAS

Como não vingou o acordo proposto pela deputada Simone Morgado (PMDB), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) da Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), ao Secretário José Júlio, titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), os deputados apresentaram quase 1.300 emendas ao projeto de Orçamento Geral do Estado (OGE 2010) que tramita na Casa.

A proposta era de cada deputado apresentar emendas que totalizassem, no máximo, R$ 1 milhão, evitando "descaracterizar" a proposta do governo do Estado. A iniciativa da deputada do PMDB foi inicialmente aceita pelo titular da Sepof, mas repentinamente abandonada, o que deixou surpresos os deputados, inclusive alguns do próprio PT.

Resultado: os deputados cadastraram uma enxurrada de emendas de todo tipo, e com valores idem, alguns "amazônicos".

O trabalho agora está com os técnicos da CFFO, mas vai cair, já sistematizadas, nas mãos da deputada Simone Morgado. Como é do PMDB, há quem diga que ela não vai facilitar nada a vida do governo no processo de apreciação e votação das emendas. Ela promete um relatório "generoso", mas não extamente com o governo.

O cenário de votação do OGE 2010 na Alepa também dependerá da saúde da relação entre o governo e o PMDB.

Nenhum comentário: