quinta-feira, 26 de novembro de 2009

MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE EM DEBATE

Autoridades paraenses debateram o tema "Saúde: em busca da municipalização" durante o I Congresso Paraense de Municípios, ontem, no Hangar, em Belém. O evento precedeu o I Congresso das Cidades Amazônicas, que começou nesta quinta feira e vai até amanhã, no mesmo local.

Para a secretária de Saúde Pública do Pará, Sílvia Comarú, a municipalização é uma questão que deve ser discutida com cuidado, "pois é preciso descentralizar o acesso à saúde, mas de forma criteriosa, para que o município tenha condições de se manter de forma sustentável".

Ela explicou que, para o município conseguir essa sustentabilidade, é preciso investir no fortalecimento das ações da Atenção Básica, por serem ações de custo mais barato, para que não sejam necessários tantos procedimentos de média e alta complexidade, que custam muito para os cofres públicos. Como exemplo, citou a imunização contra a rubéola, cuja dose da vacina custa cerca de R$ 10, e o tratamento e internação de uma criança com a rubéola custa, em média, R$ 1 mil.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário: