segunda-feira, 16 de novembro de 2009

MME PUBLICA REGRAS PARA LEILÃO DE BELO MONTE


Enquanto aguarda a liberação da licença ambiental prévia da hidrelétrica de Belo Monte pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), o Ministério de Minas e Energia segue com os trâmites para a realização do leilão da usina. Hoje, o ministério publicou no Diário Oficial da União portaria com as regras para a realização da licitação.

A sistemática é similar à que foi aplicada nos leilões da usinas do rio Madeira. O princípio fundamental é o de que vencerá a disputa o consórcio que se dispuser a vender a energia de Belo Monte pelo menor preço. A portaria publicada hoje prevê que o leilão será realizado em local fechado, ainda a ser definido.

O governo quer fazer o leilão de Belo Monte no dia 21 de dezembro, mas depende ainda da licença do Ibama. Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o Ibama daria hoje seu aval à usina. Até o momento, porém, o documento não foi emitido e não há previsão de que isso aconteça hoje.

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: