quarta-feira, 14 de outubro de 2009

RIO TINTO ESTIMA AUMENTO DE PRODUÇÃO MINERAL EM 2009

A retomada da demanda por minério de ferro com a melhora da atividade econômica no mundo levou a mineradora Rio Tinto a elevar suas projeções de produção no ano.

Nesta quarta-feira, a Rio Tinto, que hoje é a maior concorrente da brasileira Vale, anunciou que deve produzir 7,5% a mais em 2009 do que previa anteriormente, devido à melhora da demanda mundial.

Segundo Sam Walsh, diretor do segmento de minério de ferro da Rio Tinto, após o forte desempenho no segundo e terceiro trimestres, as unidades de Austrália, Canadá e Brasil vão aumentar suas operações.


A Rio Tinto é dona do projeto de pesquisa mineral que comprova a existência de jazimentos de bauxita, em área entre os municípios de Alenquer e Monte Alegre, no Oeste do Pará, que chegam a 5,2 bilhões de toneladas do minério.

3 comentários:

Alex Barral disse...

Olá! Será que esse projeto da Rio Tinto vai sair do papel? Na sua opinião a cidade base será Alenquer ou Monte Alegre?

Blog do Piteira disse...

RESPOSTA DO BLOG

Alex, no dia 23 de agosto, um dirigente da empresa este em Monte Alegre, onde se reuniu com o prefeito, secretários e vereadores. Ele afirmou que o Projeto Curuá, onde está a mina de bauxita, continua sendo "estratégico" para a Rio Tinto.
Verdade ou não, no auge da crise internacional, ela vendeu para a Vale um projeto de ferro em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, negócio concluído há poucos dias.
O mesmo representante da Rio Tinto afirmou que a empresa aguarda a conclusão dos planos de manejo das duas unidades de conservação em questão (Floresta Estadual do Paru e Estação Ecológica Grão Pará)para tentar avançar as negociações com o governo do Estado.
Em audiência pública realizada no início deste mês, em Monte Alegre, os participantes manifestaram apoio à revisão dos limites dessas duas unidades de conservação para permitir a continuação das pesquisas e, quiçá, o avanço do projeto.
Vamos aguardar.

José Maria Piteira

Unknown disse...

Piteira, o projeto da Rio Tinto em Monte Alegre está emperrado?
Nunca mais vi nenhuma postagem recente a respeito... gostaria de informações sobre o projeto..