terça-feira, 20 de outubro de 2009

EMPRESA ACUSA MST DE TER MATADO 654 BOIS NO PARÁ

A Agro Santa Bárbara acusa integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de já terem matado 654 bois desde que suas fazendas, no sul do Pará, foram invadidas, a partir de julho de 2008. De acordo com relatório, divulgado hoje pelo grupo, os sem-terra mantêm o controle das propriedades, decidindo quem entra ou sai.

Somente nos últimos três meses, foram registrados 18 focos de incêndios nas propriedades invadidas (Fazendas Espírito Santo, Maria Bonita, Cedro, Castanhais, Ceita-Corê/Baixa da Égua, Fortaleza, Cristalino e Porto Rico), no Sudeste paraense. O fogo causou danos irreparáveis em mais de 500 hectares.

No mesmo período, foram arrancados vários quilômetros de cercas e de estacas. Barragens que forneciam água para o gado foram destruídas, estradas foram escavadas, máquinas roubadas, equipamentos de trabalho destruídos, segundo o relatório. Ocorreram ainda ataques a colônias de casas de funcionários, expulsos de madrugada e saqueados. Outros empregados, com medo, abandonaram o trabalho. "Quando bem entendem, formam barricadas na rodovia PA 150 e cobram pedágio dos motoristas que passam. E se divertem matando gado, derrubando cercas e ateando fogo em pastagens e áreas de florestas", diz o documento.


Fonte: www.estadao.com.br

Nenhum comentário: