segunda-feira, 26 de outubro de 2009

CÂMARA DE ORIXIMINÁ: SOBRE MENINOS E LOBOS

Esquema de corrupção na Câmara de Oriximiná pode chegar a R$150 mil/mês. A denúncia é do vereador Zequinha Calderaro que deve ser conhecida pelos edis nesta terça (27/10).

O esquema envolve fornecedores de mercadorias e serviços com quantidades muito acima do consumido pela Casa. A tradução dos fatos deve apontar para troca de benefícios a correligionários do atual Presidente Ludugero Júnior/PV e alguns vereadores. A denúncia espera provar ainda, a ilegalidade na celebração de contratos entre alguns prestadores de serviço de assessoria técnica como contadores e advogados e ainda envolve pessoas físicas e jurídicas que alugam embarcações ou fornecem mercadorias.

As provas são cópias de notas fiscais, contratos, balancetes e extratos bancários disponibilizados ao vereador Zequinha /PTB pelo MP, que obrigou o Presidente da Casa a fornecer tais documentos depois de ter negado ao vereador.

Serão necessários 7 votos, dos 10 que compõe a Casa, para levar a termo a iniciativa. Pelo menos 6 vereadores devem votar favorável, 2 ainda estão indecisos, restando apenas o próprio acusado e o vereador a quem a sucessão teria sido prometida. Outros indícios de infração político-administrativa já teriam sido percebidos pelo MP que deve agir de maneira enérgica na cena civil.

A crise instaurada na câmara seria em decorrência do não comprimento de compromissos de campanha por parte do prefeito eleito, que já sentiu na pele as manifestações de descontentamento de alguns edis como vereador Joel El-Shadai/ DEM que entregou a liderança do governo em resposta ao desprestígio sentido por parte do executivo. Na conta ainda há o mesmo sentimento por parte do vereador Louro Móveis/PV. Para engrossar o caldo, somam esforços os tucanos Toninho Picanço e Neto Andrade. Na oposição o denunciante Zequinha Calderaro e Arnaldinho, ambos do PTB. Os calouros, também desprestigiados, Edivaldo/PP e Rafinha/PV jogam na defensiva.

A discussão promete colocar fogo na cena política local e deve definir quem é quem no jogo. “O povo espera que os interesses pessoais devam ser postos de lado em nome do bem comum, dessa forma, a câmara de vereadores de Oriximiná tem a oportunidade histórica de escrever uma página de legalidade e justiça”, diz Zequinha Calderaro/PTB. Uma coisa é certa, o povo assiste a tudo e pode dar sua rigorosa sentença nas urnas.


Fonte: www.ariuca.com, por Hamilton Souza


PS: Seria de alto interesse público que promotores públicos fizessem o mesmo em outros municípios, a partir de denúncias de outros vereadores, ou de cidadãos que suspeitem de maracutáias do arco da velha que devem existir nos Legislativos mirins.

Quem já não soube de notícias de diárias pagas a vereadores sem que estes nunca tenham tirado o pé do município onde moram? Ou de notas frias em supermercados e outros comércios?

Só o João das Couves e o povo que acompanha o Círio de Nazaré sabe que, todo mês, há "sobras" no dinheiro das Câmaras.

Taí um assunto que interessa aos cidadãos de bem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ao saber da denuncia contra si.O presidente da Camará acusado, fez a máxima " A melhor defesa é o ataque" e protocolou acusação contra o seu Acusante.Segundo o mesmo o que se diz ilibado, honrado e de bom carater também é igual a ele.Será? será que ambos estão com a razão? Agora é so acompanhar o desenrolar do fio que apareceu a ponta. Será um Novelo? ou será mais uma "Novela"?
Diocles Soares -Oriximiná-PA

Anônimo disse...

O que foi mais preocupante é que na denuncia em público. O presidente da Câmara de Oriximiná fez o seguinte questionamento, na tribuna da Câmara:in verbis "Ele que se diz honrado ( O Zequinha), porque não diz o que fez com os QUARENTA MIL REAIS que recebeu do PAPAI (ele não estava falando do "Papai Noel" ou será que estava?) Para alguns ele estava falando de seu pai e ex-presidente da Cãmara no final da legislatura passada. Se é verdade, os quarentinhas foi dado para que?
E os quarenta veio do bolso ou dos cofres públicos? para mim é novelo, para eles? talvez mais uma novela.
Diocles Soares -Oriximiná-PA

Anônimo disse...

tenho acompanhado esse daso em orixi e pelo q vi nos jarnais da cidade o presidente não apresenta provas contra o veador zequinha e acredito q o objeti foi tentar denegrir a imagem de zequinha por te-lo desmascarado om provas e ele so fez berrar e nada provou a verdade e q zequinha calderaro tem sido uma pedra no sapato dessa turma do poder kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

NA VERDADE O VEREADOR ZEQUINHA FAZ ISSO PARA GANHAR O $$$$ CALA BOCA E NA VERDADE NENHUM VEREADOR TRABALHOU ATÉ AGORA,É YTRISTE ISSO,TENHO CERTEZA QUE ORIXIMINA PRECISA TIRAR TODOS ESSES VEREADORES QUE ESTÃO AI