sexta-feira, 16 de outubro de 2009

AMAZÔNIA: GOVERNADORES QUEREM COMPENSAÇÃO PELA PRESERVAÇÃO

Com extensas áreas de preservação, o Oeste do Pará poderá ser beneficiado com a compensação financeira proposta por governadores amazônicos: dinheiro por preservação.


Os governadores da Amazônia Legal estão reunidos, hoje, em Macapá, para defender a ideia de que seus estados recebam dinheiro por preservar a floresta.

Uma das ideias defendidas pelos governadores é um repasse maior de dinheiro pelo Governo Federal para os estados que têm grandes porções de suas áreas dentro de parques e reservas. Outra proposta é a criação de um mecanismo em que, quando uma floresta for preservada, os gases de efeito estufa que deixaram de ser emitidos com o desmatamento evitado possam ser negociados como crédito de carbono.

Ao final do encontro, os chefes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins pretendem lançar um documento – a Carta de Macapá – com propostas para melhorar a preservação e ao mesmo tempo o desenvolvimento da região.

A ideia é que esse documento sirva também para ajudar o Brasil a definir sua posição na convenção da ONU sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.

Fonte: Globo Amazônia

Nenhum comentário: