quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PROFESSORES DEMITIDOS POR PREGAREM DIVERSIDADE RELIGIOSA

Os professores Maria do Carmo Pereira Maciel e Rodrigo Oliveira dos Santos foram exonerados pelo prefeito José Maria Gomes de Araújo (DEM), de Salavaterra, na ilha do Marajó, alguns meses depois do desfile do 7 de Setembro de 2008. Motivo: eles promoveram um desfile ecumênico com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Oscarina Santos, fato esse que foi publicado, na forma de artigo, na revista Diálogo, de circulação nacional. A notícia não é nova, mas ainda hoje repercute no município e deve servir de reflexão a todos.

No artigo, os professores relatam que a escola há alguns anos apresenta temas importantes nos desfiles de 07 de Setembro. “O tema sugerido para 2008 foi a diversidade religiosa, mas não foi aprovado. Ficou, então, restrito às turmas de 6ª série, que representaram a disciplina Ensino Religioso”, diz Rodrigo Santos.


Segundo os professores, as turmas enfatizaram o respeito, o diálogo e a tolerância religiosa no município de Salvaterra, "de modo a favorecer um conhecimento maior sobre as tradições religiosas existentes na comunidade e possibilitar o contato, a apreciação e o sentimento de respeito ao novo e desconhecido".

Na próxima segunda-feira, a Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público do Pará vai promover uma Audiência Pública sobre o tema “Intolerância religiosa: um mal cotidiano nas relações sociais. Como enfrentaremos este problema?”.

A iniciativa do MP é louvável, mas nada vai acontecer ao prefeito? E os dois professores não terão der volta os seus empregos?

Reeleito no ano passado, o prefeito José Maria Gomes Araújo está sendo acusado de nepotismo pelo Ministério Público, por manter a esposa, o pai e as irmãs em cargos comissionados e de funções gratificadas. Em caráter liminar, o MPE já pediu a exoneração imediata de todos os parentes do Prefeito.

Ele também é acusado pelo MP de ter feito maracutaias diversas na realização de um concurso público no município.

Fonte: www.diariodopara.com.br e redação do blog

Nenhum comentário: