sexta-feira, 28 de agosto de 2009

JADER LIDERA INTENÇÃO DE VOTO PARA O GOVERNO. ANA JÚLIA TEM A MAIOR REJEIÇÃO

Jader Barbalho com 26%; Ana Júlia com 22%; Valéria Pires Franco com 11%.

Esses são os números da corrida eleitoral para o governo do Estado em pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido do Democratas, partido dirigido no Pará pelo deputado federal Vic Pires Franco.

Também aparecem com intenção de voto para o mesmo cargo o ex prefeito de Belém Edmilson Rodrigues (10%), do PSOL, o atual prefeito de Belém Duciomar Costa (PTB) e o senador Mário Couto (PSDB), com 7%.

O Ibope ouviu nessa consulta 700 eleitores em todas as regiões do Estado. Os resultados da pesquisa foram divulgados no blog do deputado federal Vic Pires Franco, presidente regional da legenda.

Em outra simulação da mesma pesquisa, também para o governo do Estado, sendo o ex governador Simão Jatene apresentado como candidato do PSDB, o quadro se altera, mas não muda a ordem dos dois primeiros colocados: Jader (22%), Ana Júlia (21%), Simão jatene (14%), seguidos de Valéria Pires e Edmilson Rodrigues (10%) e Duciomar (8%).

Nos demais cenários, em que o nome de Jader é excluído da lista, a governadora Ana Júlia aparece sempre em primeiro lugar, mas isoladamente patinando em modestos percentuais que em pouco ultrapassam a casa de 20%. Numa dessas simulações, ela tem 22%, contra 15% de Simão Jatene, 13% de Valéria Pires Franco, 11% de Edmilson Rodrigues, 11% de José Priante e 8% de Duciomar Costa. Na outra, Ana Júlia soma 23%, contra 14% de Valéria, 12% de Priante, 11% de Edmilson Rodrigues, 9% de Duciomar Costa e 9% também de Mário Couto.

Na simulação em que ela aparece como candidata tendo o apoio do PMDB, Ana Júlia chega a 24%, contra 18% de Simão Jatene, 14% de Edmilson Rodrigues, 14% de Valéria e 8% de Duciomar. Quando a pesquisa simula o apoio do PMDB a Simão Jatene, segundo o Ibope, este cai um ponto percentual, para 17%, enquanto Ana Júlia se mantém nos mesmos 24%. Edmilson e Valéria voltam a empatar em 14% e Duciomar, que nunca consegue chegar aos dois dígitos, continua patinando com 9%.
Como ameaça ao projeto de reeleição de Ana Júlia, a pesquisa do Ibope aponta, além de uma anêmica intenção de votos que em nenhuma das simulações chega a alcançar sequer um quarto do eleitorado, também um índice de rejeição extremamente elevado. Com 56%, segundo o instituto de pesquisa, o seu nome é, disparado, o mais rejeitado dentre todos os possíveis candidatos ao governo nas eleições do ano que vem.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: