sexta-feira, 7 de agosto de 2009

ENERGIA MAIS CARA, MESMO SEM ENERGIA

Esta é uma notícia que vai fazer os moradores de Monte Alegre corar de raiva: a tarifa de energia elétrica fica mais cara, a partir de hoje, para o consumidor paraense em 3,52%. Indústrias e estabelecimentos comerciais, usuários de redes de alta tensão, pagarão mais ainda: de 4,08% a 5,4%.

O reajuste nas tarifas cobradas pelas Centrais Elétricas do Pará S/A (Celpa) foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na última terça-feira. Mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras de energia elétrica serão atingidas pelo reajuste em todos os 143 municípios do estado do Pará.

Na cidade de Monte Alegre, ainda abastecida por energia produzida por termelétricas da Guascor, as interrupções no fornecimento são constantes, ainda que de poucos minutos, causando prejuízos diversos aos consumidores. Na zona rural, as interrupções chegam a mais de cinco horas, às vezes de dia inteiro, e os prejuízos são ainda mais graves.

Ontem, na comunidade de Jacarecapá, na zona do Lago Grande, a audiência pública que discutiu o Plano Plurianual 2010-2013 do Município terminou no escuro.
E essa é uma realidade que se espalha por todos os demais municípios da Calha Norte, com maior ou menor gravidade.

A revolta dos usuários é mais que justificada. Ah, se os órgãos responsáveis pela defesa dos direitos dos consumidores funcionassem!

Em Monte Alegre, grupos de consumidores já recorreram ao Ministério Público, à Arcon, enviaram denúncias ao Procon, mas nenhum efeito positivo foi ainda alcançado.

Nenhum comentário: