quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ELETROBRAS CONFIRMA A CONSTRUÇÃO DE MAIS CINCO HIDRELÉTRICAS

Depois de Belo Monte, projetada para ser construída na curva grande do Rio Xingu, no município de Altamira, no Noroeste do Pará, o governo federal anuncia que vai construir outras cinco usinas dentro do Estado do Pará.

Denominado “Complexo Tapajós”, o empreendimento foi apresentado à imprensa nacional pelo presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes, ontem, em evento no Rio de Janeiro. A previsão é que as cinco usinas do Complexo estejam prontas para serem licitadas no final de 2010.

Muniz Lopes disse que, juntas, as usinas terão capacidade total de 10.682 MW. A primeira usina entre as cinco a serem leiloadas será a maior delas, a de São Luís do Tapajós, com potência de 6.133 MW. As demais seriam: Jatobá, com capacidade de 2.338 MW; Jamanxim, com 881 MW; Cachoeira do Caí, com 802 MW; e Cachoeira dos Patos, com 528 MW.Segundo o site da Eletrobrás, o Complexo Tapajós levará “um novo conceito - o de usinas-plataforma - para a Amazônia, do impacto positivo da Medida Provisória 466 para o país e a respeito das novas oportunidades de negócio que surgem para o Sistema Eletrobrás no exterior."

Muniz Lopes disse ainda que a Eletrobrás está discutindo com o Ministério de Meio Ambiente o desenvolvimento dos estudos ambientais e da avaliação ambiental integrada desses projetos e que as licitações serão feitas de acordo com as necessidades determinadas pelo governo.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: