quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CALOTE NADA ACADÊMICO

Cerca de 25 estudantes secundaristas de Monte Alegre foram vítimas, no ano passado, de um golpe nada acadêmcico: foram aprovados em concurso vestibular para um curso de Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Santaraém, contratado pela Prefeitura Municipal ao custo de R$ 316 mil, mas o curso simplesmente nunca foi implantado. O curso deveria começar em julho do ano passado, pouco mais de dois meses antes das eleições municipais. Coincidência?

Em iniciativa tipicamente eleitoreira, o então prefeito prefeito Jorge Braga assinou o contrato com a UFPA sem que o curso constasse do Plano Plurianual (PPA 2006-2009), nem da Lei de Direrizes Orçamentárias (LDO) de 2008, muito menos da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2008. Ou seja, o curso de Matemática, ou qualquer outro do tipo, não fazia parte de nenhum dos programas do governo municipal, não estava entre suas prioridades, nem tinha previsão orçamentária para acontecer.

O curso de Matemática deveria ser iniciado em julho de 2008, mas, sem ter dinheiro para tal, Jorge Braga não pagou a UFPA, deixou o contrato vencer, perdeu a eleição municipal e largou os estudantes a ver navio.

Desesperados com o enorme prejuízo, os estudantes procuraram a nova administração municipal, que nada mais pode fazer. Mas uma ação de responsabilidade contra o ex prefeito cabe - ah, isso cabe!

Nenhum comentário: