quinta-feira, 16 de julho de 2009

SENADORES REAGEM A DEBOCHE DE LULA

Vários senadores reagiram, ontem, com indignação à afirmação do presidente Lula de que os membros daquela Casa são "bons pizzaliolos". Veja a reação de alguns deles.

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), qualificou de “grosseiras” as afirmações de Lula. “Não é justo ficar aturando insultos do presidente da República”, disse Virgílio.

Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que o presidente é um “mau exemplo” à população. “O presidente tem o direito de desrespeitar as pessoas, mas tem o dever de respeitar as instituições. O presidente não oferece o bom exemplo, mas o mau exemplo”, argumento Dias.

Irônico, Demóstenes Torres (DEM-GO) defendeu as declarações de Lula argumentando que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), continua no comando da Casa, mesmo com uma série de denúncias contra ele e mesmo sob forte pressão dos partidos de oposição para que deixe o cargo. “Quero dizer que concordo com o presidente. O Senado se transformou numa verdadeira fábrica de pizza. Outro dia o presidente enquadrou o PT a apoiar Sarney no comando da Casa. Tem razão o presidente Lula. Ele ajudou a transformar o Senado em uma grande fábrica de pizza”, afirmou Demóstenes.

Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apoiou as declarações de Demóstenes dizendo que o ar no Senado está “quase irrespirável”, em função da permanência de Sarney no comando da Casa. “Uma nova declaração de Lula no sentido de tirar proveito da crise do Senado não é surpresa. Lula desmoralizou essa Casa há um bom tempo quando saiu em defesa do presidente Sarney. Ele é o pior dos generais que já exerceram a ditadura desse país. Ele não tem nenhum pudor”, arrebatou Vasconcelos.

Em nota, o líder do PT, Alozio Mercadante, disse que a afirmação de Lula foi uma "frase infeliz que não expressa o que o presidente efetivamente pensa e o respeito que tem" pela Casa e pelos senadores.

Como primeiro gesto de repúdio, os senadores rejeitaram por 30 votos contra 20 a indicação de Bruno Pagnoccheschi para diretor da Agência Nacional de Águas (ANA).

Fonte: G1 e redação do blog

Nenhum comentário: