segunda-feira, 6 de julho de 2009

SARNEY & LULA: QUEBRA DE DECORO

Em pronunciamento nesta segunda-feira (6), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse que o presidente do Senado, José Sarney, pode ser enquadrado por quebra de decoro parlamentar. O motivo seria encontro entre Sarney o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada, em que teria sido firmado um acordo para garantir a permanência de Sarney à frente da instituição.


Além de criticar a interferência do Executivo em assuntos do Legislativo, Cristovam disse que o encontro entre Sarney e Lula representa a submissão do Senado ao Palácio do Planalto, situação que o senador classificou com sendo mais grave que todas as denúncias que se avolumam contra a Casa desde o início do ano.


“O que ele (Sarney) fez nessa reunião, da qual não ficou foto, foi achincalhar o Senado. Por causa dela, Sarney pode ter ferido o decoro parlamentar. Vou sugerir a idéia a outros senadores, ao meu partido. Faz parte do decoro zelar pela autonomia e independência da Casa”, afirmou.


A reunião, disse Cristovam, serviu ainda para corroborar a idéia de que o Legislativo é um Poder hoje dependente e que o Senado, em especial, encontra-se refém do presidente da República e de "seus 82% de popularidade", em um cenário político que envolve a sucessão presidencial de 2010.


“O Senado virou uma entidade subsidiária do Palácio do Planalto. Viramos um ministério a mais do governo do presidente Lula. O presidente do Senado hoje se mantém no cargo que ele conquistou eleitoralmente graças ao aval do presidente Lula. Isso é um suicídio da instituição”, afirmou.


Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: