segunda-feira, 27 de julho de 2009

PSDB PROTOCOLA SEGUNDA REPRESENTAÇÃO CONTRA SARNEY

O PSDB deve protocolar amanhã a segunda representação contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Conselho de Ética. O vice-líder do PSDB no Senado, senador Álvaro Dias (PR), disse nesta segunda-feira que a sociedade espera um julgamento político do presidente do Senado.

Questionado sobre se o PSDB espera a cassação do presidente do Senado, Dias afirmou: "A representação tem esse objetivo (cassação). É a punição mais severa, mais rigorosa. Há uma exigência da sociedade e não responder é comprometer a credibilidade da instituição".

Segundo o tucano, é melhor que ocorra uma "injustiça" com Sarney do que com o Senado. "Um julgamento político prescinde da prova material. Mas elas existem neste caso, gravações telefônicas se constituem em prova material já que foram autorizadas judicialmente. O julgamento político não pode prescindir de indícios relevantes, eles existem no caso e sobretudo o que existe é a responsabilidade de preservar o Senado. Podemos correr o risco de cometer injustiça com qualquer senador, mas não podemos cometer injustiça com a instituição Senado", afirmou.

Enquanto isso...


LULA INSISTE NA DEFESA DE SARNEY


O governo considera que a posição da bancada de senadores do PT pedindo o afastamento temporário do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi restrito a alguns parlamentares do partido.

“Avaliamos que não é um movimento do PT. Imaginamos que seja o posicionamento de um ou dois senadores”, disse a jornalistas o ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), nesta segunda-feira.

“Como o Senado está de recesso, muitos estão fora, estamos esperando que a poeira baixe para se conversar na próxima semana”, acrescentou. A declaração foi dada, hoje, após reunião semanal de coordenação que reúne o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os principais ministros do Executivo.

Múcio lembrou que o presidente Lula conversou com a bancada há 15 dias e duvidou que a posição seja de todos os senadores. “Nós lamentamos a decisão”, disse.

Na sexta-feira, nota da liderança do PT no Senado que pede o afastamento de Sarney afirma que há “indícios concretos” de envolvimento do senador na denúncia sobre os atos secretos a partir de gravações que apontam a participação dele na nomeação do namorado de uma neta para uma vaga no Senado.

Fontes: G1 e Diário do Pará on line

Nenhum comentário: