sexta-feira, 24 de julho de 2009

MAIS CINCO EMPRESAS ADEREM A PACTO CONTRA DESMATAMENTO

Os frigoríficos Eldorado, Rio Maria e Ativo Alimentos e as empresas exportadoras de gado Agroexport e Boi Branco assinaram, esta semana, Termos de Ajuste de Conduta (TACs) propostos pelo Ministério Público Federal (MPF) no Pará para evitar o desmatamento provocado pela pecuária no Estado.

Com mais essas adesões, das 13 empresas processadas pelo MPF por contribuir com a degradação ambiental da Amazônia, nove já se comprometeram a não comprar gado de pecuaristas que tenham violado a legislação ambiental. Os proprietários das 20 fazendas processadas estão em negociação com o MPF para assinar TACs.

O volume de gado exportado pela Agroexport e Boi Branco, somado às exportações das empresas Kaiapós e Minerva, que também assinaram TACs, representa cerca de 95% do total exportado pelo setor no país, segundo o superintendente da Associação Brasileira dos Exportadores de Gado (Abeg), Gil Marcos de Oliveira Reis. “Como o Brasil é o quarto maior exportador de gado do mundo, na prática podemos dizer que o quarto maior exportador do mundo assinou o TAC”, comenta o superintendente da Abeg.

Reivindicação dos consumidores Para o MPF, a adesão das empresas aos TACs mostra que elas estão interessadas em atender a uma reivindicação dos consumidores, que não querem comprar produtos do desmatamento ilegal. “No século 21, o consumidor é quem decide os rumos do mercado, e não o contrário", enfatiza o procurador da República Daniel César Azeredo Avelino.

Nenhum comentário: