segunda-feira, 6 de julho de 2009

DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA EM DEBATE NO SENADO

A adoção de modernos sistemas de ciência, tecnologia e inovação como instrumentos para um novo modelo regional de desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal será debatida na próxima quarta-feira (8), às 8h30, durante audiência pública na sala 13 da Ala Alexandre Costa do Senado Federal. Essa é a segunda audiência pública sobre o tema.


O evento será promovido conjuntamente pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e pela Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, colegiado que funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).


Os senadores que sugeriram a realização da audiência pública foram Renato Casagrande (PSB-ES), Wellington Salgado (PMDB-MG), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG), apoiados por outros colegas.

A chamada Amazônia Legal corresponde à totalidade dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão.


Seis especialistas foram convidados para o debate:

- o representante do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Lauro Morhy;

- o coordenador-geral do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Imar César de Araújo;

- a diretora do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ima Célia Guimarães Vieira;

- a diretora do Instituto Evandro Chagas, Elisabeth Conceição de Oliveira Santos;

- o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Cláudio José Reis de Carvalho;

- e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, Jorge Almeida Guimarães.


Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: