segunda-feira, 6 de julho de 2009

BOA NOTÍCIA: CAI O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Confirmado: o desmatamento na Amazônia Legal foi menor no ano passado, se comparado com os três anos anteriores. Apesar do resultado, o Pará continua líder nessa atividade criminosa.


Em maio de 2009, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) registrou 157 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representa uma queda de 47% em relação a maio de 2008, quando o desmatamento somou 294 quilômetros quadrados.


O desmatamento acumulado de agosto de 2008 a maio de 2009 totalizou 1.084 quilômetros quadrados. Em relação ao desmatamento ocorrido no mesmo período do ano anterior (4.143 quilômetros quadrados), houve uma redução de 74%.


Medições realizadas pelo satélite Aura, da Nasa, mostram uma forte redução das queimadas na Amazônia em 2008 em comparação com os três anos anteriores.


Segundo nota publicada pela Nasa no site Observatório da Terra, praticamente todas as queimadas da Amazônia são causadas por seres humanos. Entre os fatores que influenciariam a ocorrência de queimadas estariam o clima – quando é mais seco, estimula o fogo –, o preço de produtos agrícolas como a soja e a carne – quanto mais caros, mais desmatamento para abertura de campos e pastos – e a fiscalização das leis ambientais.


Fonte: Portal ORM e redação do blog

Nenhum comentário: