sexta-feira, 29 de maio de 2009

MINISTRO HADAD: "É RUIM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES"

O Ministério da Educação (MEC) vai apertar o processo de fiscalização dos cursos de pedagogia. Na esteira do lançamento do Sistema Nacional de Formação de Professores, o governo quer ter certeza de que os cursos estão preparando os estudantes para ensinar, e não para administrar escolas ou fazer pesquisa.


A partir de agora, o documento de fiscalização que será usado para autorizar novos cursos e manter os antigos exigirá laboratórios de informática e ensino, brinquedotecas e contato dos alunos com escolas desde o primeiro ano.


O foco nos cursos de Pedagogia é uma das tentativas do ministério de melhorar a formação dos professores. Hoje, apesar de quase 70% dos docentes brasileiros terem curso superior completo, apenas 61,7% têm licenciatura.


São 330 mil atuando sem formação adequada - 17,5% do total. A maior parte no ensino fundamental. “É ruim a formação, mesmo daqueles professores que têm curso superior”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad. “Por isso estamos homologando o instrumento de autorização de cursos de pedagogia. Vamos alterar a metodologia de autorização e reconhecimento de cursos.”

Nenhum comentário: