quarta-feira, 27 de maio de 2009

ITAITUBA: "IGREJA" VENDEU MÁQUINAS E PEÇAS À PREFEITURA

Neste local, segundo notas fiscais emitida pela empresa CIMPPEL à Prefeitura de Itaituba, funciona uma fábrica e comércio de máquinas pesadas e peças.


Nas investigações feitas pelos vereadores Luis Fernando Sadeck (PMDB), o "Peninha", e Marcos Ferreira (PTC), em Belém, em documentos constantes da prestação de contas apresentadas pelo prefeito de Itaituba, Roselito Soares (PR), relativas ao exercício 2008, vários elementos chamam atenção.


Além do possível envolvimento da prefeitura com empresas fantasmas e compras fraudulentas (leia postagem anterior), há outra que se destaca pela absurda despreocupação dos fraudadores na montagem dissimulada de seus negócios ilícitos.


É o caso da empresa CIMPPEL - Comércio e Indústria de Máquinas Pesadas e Peças. Seu endereço constante em notas fiscais emitidas à Prefeitura de Itaituba é Rodovia Augusto Montenegro, nº 214 – Distrito de Icoaraci, em Belém. Nos documentos da empresa, constam como donos Rosalina da Costa Pereira e Jorge Luis de Souza Abreu, ambos residentes no Estado de São Paulo.


Onde há ilegalidade nisso? Em nada, a não ser no fato de no endereço citado funcionar um templo modesto da Igreja Assembléia de Deus. Nada de fábrica, nem de comércio de máquinas e peças. Vizinhos da igreja afirmaram que nunca ali funcionou, em tempo algum, qualquer tipo de fábrica.


E nem há, contratidanto os moradores, como argumentar que a empresa funcionou no local, há anos, antes de se construir a igreja: o prédio já apresenta marcas de desgaste pelo tempo e o terreno é pequeno demais para ter abrigado um dia uma “indústria e comércio de máquinas pesadas e peças”.


No ano passado, segundo os dois vereadores, a CIMPPEL vendeu mais de R$ 3 milhões à Prefeitura de Itaituba. As notas fiscais eram emitidas sempre entre os dias 25 e 30 de cada mês.


Na avaliação dos vereadores “caça-fraudes”, é mais um caso de envolvimento da Prefeitura de Itaituba com empresas fantasmas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Pai de Santo

O assessor da deputada Josefina que está fomentando a ligação da parlamentar com um grupo de delinqüentes (vereadores), é conhecido na região de Itaituba como Pai de Santo. Ele entre outras pérolas adivinhou a “reeleição” do ex prefeito Botelho, e mais recentemente a cassação do Prefeito Roselito Soares. Acrescenta-se ao seu currículo de adivinhações e suas pregações insistentes de discórdia partidária o fim da aliança PTxPMDB.
Para quem tem um assessor destes, mais afinado em adivinhar e pregar discórdias, de que trabalhar com seriedade e amealhar aliados, a deputada está numa caminhada política bastante insegura. Mas é bom ficar claro que não são todos os assessores da deputada peemedebista que tem este tipo de atuação nefasta e baseada em bola de cristal.

Blog: faroldotapajos

Blog do Piteira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Piteira disse...

Blog do Piteira disse...

É um direito inalienável do amigo Dayan Serique defender o prefeito Roselito Soares - não exatamente por concordar com as práticas políticas de seu líder e patrão, mas pela conveniência e pelo oportunismo, o que não anula a legitimidade de sua atitude.
Todos nós, hoje ou amanhã, tomamos ou tomaremos atitudes e assumiremos posições políticas, e a do amigo Dayan é a de defender o prefeito de Itaituba. Isso não quer dizer que ele formule pensamentos políticos a ponto de ser um assessor (na acepção correta do termo, e não a de simples lambe-botas) qualificado do atual prefeito. Não, o amigo Dayan Serique é, no máximo, um ventríloquo do prefeito, usado por este para dirigir ofensas a quem fale mal ou ao menos questione o seu líder político e provedor.
Um blog, em tese, justifica-se por objetivos diversos, entre eles a informação, prestação de serviços, lazer, entretenimento, etc. Usar um blog para produzir e veicular ofensas gratuitas a outrem é uma atitude vil, calhorda, abjeta e desprezível.
Não posso exigir que o amigo Dayan Serique seja imparcial, pois isso é uma exigência que se aplica aos jornalistas, e o amigo Dayan Serique não é jornalista.
No lançamento deste blog, anunciei que não publicaria comentários ofensivos, agressivos ao autor e aos leitores, principalmente àqueles que emitem comentários às postagens do blog. Abro esta exceção para propor ao amigo Dayan Serique que assuma uma atitude respeitosa com seus leitores. O debate de idéias é necessário e salutar à Democracia, ajuda a oxigenar as mentes carcomidas pelos equívocos renitentes, pelo oportunismo, e nos ensina a construir relações de tolerância e respeito com aqueles que não pensam exatamente do mesmo jeito que nós.
Quanto ao título "Pai de Santo", envaidece-me a comparação, ainda que o termo usado pelo autor esteja carregado de preconceito.
Quanto à qualidade sofrível do texto produzido pelo amigo Dayan Serique, a leitura cotidiana é salutar e eficaz.

José Maria Piteira