quinta-feira, 23 de abril de 2009

SÓ BOI DE FAZENDA GEORREFERENCIADA SERÁ ABATIDO

O Estado do Pará, importante produtor de gado, atividade acusada de contribuir para o desmatamento da Amazônia, terá a partir de janeiro de 2010 um sistema que controlará por satélite e computador o abate de bovinos, afirmou, hoje, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
O próprio ministro admitiu que a pecuária contribui de forma importante para o desmatamento e, na sua visão, o Brasil "não deve mais derrubar uma única árvore para que se produza um único boi".
Ele afirmou que a região já tem áreas degradadas que precisam ser recuperadas em tamanho suficiente para sustentar a atividade pecuária. "A guia eletrônica será ligada a um computador central e aí o boi só entrará no frigorífico se tiver a guia", disse o ministro.
A partir do ano que vem, todo o gado que seguir para abate em frigoríficos no Pará terá de vir de uma propriedade georreferenciada por satélite e deverá estar registrado em uma guia eletrônica de trânsito, que permitirá aos fiscais do Ministério da Agricultura nos frigoríficos saber se o animal veio de uma propriedade que está dentro da lei ambiental.

Fonte: Reuters

2 comentários:

Fábio Marmith disse...

caro jornalista José Maria Piteira, eu trabalho nessa área de georreferenciamento e me interessou bastante essa notícia, gostaria que me informasse se já existe alguma legislação referente a isso e aonde eu posso encontrá-la, desde já agradeço vc e o parabenizo pelo blog bastante informativo, muito obrigado.

Fábio Moutinho Marmith

Blog do Piteira disse...

Fábio,

não é do meu conhecimento a existência de legislação específica sobre o assunto. A medida do Ministério da Agricultura e Pecuária é derivada de portaria.
Agradeço a tua iniciativa de acessar o blog, de ler e comentar as notícias.

Grato.

José Maria Piteira