segunda-feira, 6 de abril de 2009

A produção de ouro reaquece a economia de Itaituba e da região.

Confirmando aquilo que o blog anunciou, na semana passada, sobre a revitalização dos garimpos de Itaituba e região, o jornal O Estado de São Paulo, edição de hoje, publica extensa reportagem sobre o assunto. Leia abaixo o principal da matéria.


Pará revive corrida do ouro, arrastando velhas mazelas
Garimpos em Altamira, Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso reúnem cerca de 10 mil pessoas

Leonencio Nossa

Recomeçou a corrida do ouro no Pará. Milhares de garimpeiros que estavam sem trabalho nos povoados e cidades do Vale do Tapajós seguem pelas trilhas paralelas aos igarapés em busca de filões abertos e reativados nas clareiras da floresta amazônica. Parte dos maltrapilhos esteve nos formigueiros humanos de Serra Pelada e do Creporizão, os lendários garimpos da Amazônia dos anos 1980, marcados pela pujança e exploração de trabalhadores.

Bom Jesus é uma das "fofocas" - área de descoberta de ouro - que surgiram recentemente. Fica a duas horas de helicóptero de Itaituba, cidade às margens do Rio Tapajós e a 1.300 quilômetros de Belém. Já estão na "fofoca" duas mil pessoas. José Maria Vales, de 46 anos, é um dos que andaram dias pela mata atrás do novo filão de ouro. "Nunca fui um revoltado. Sou homem de esperança", conta ele, que não "bamburrou" - ficou rico - nas três vezes em que se aventurou num garimpo.

O aumento do preço do ouro no mercado externo, provocado pela crise financeira, e a falência de madeireiras ilegais estão por trás desse fluxo migratório. O sudoeste paraense, em décadas passadas, reuniu 70 mil homens em centenas de frentes manuais de extração ao longo do Tapajós.

A estimativa é de que 10 mil pessoas já vivem a nova corrida do ouro em garimpos de Altamira, Itaituba, Jacareacanga e Novo Progresso. É uma área onde a tradição da garimpagem tem mais de um século. A atividade, porém, vive de ciclos. É comum ouvir na região que, em 1983, o movimento do aeroporto de Itaituba só perdia para os de São Paulo e Rio. Uma foto na sala de passageiros do aeroporto da cidade paraense mostra um monomotor em cima de outro, resultado de uma aterrissagem em uma pista curta e pátio de estacionamento lotado.

Nenhum comentário: