quarta-feira, 29 de abril de 2009

POLÍCIA INVESTIGA ACIDENTE NA ALUNORTE

A Polícia Civil abriu inquérito, ontem, para apurar o vazamento de produtos químicos no rio Murucupi, em Baracarena, região metropolitana de Belém, no parque industrial da Alunorte, depois que resíduos de bauxita vazaram de tanques de rejeitos industriais do beneficiamento de bauxita. O acidente ambiental ocorreu na segunda-feira passada, em meio à chuva torrencial que se abateu sobre a região onde está localizado o município, e provocou a alteração de cor e PH das águas do rio, ocasionando a morte de peixes.


Duas equipes da Delegacia de Meio Ambiente (Dema), coordenadas pelos delegados Pery Netto e Fabiano Amazonas, estão no município para investigar o caso. Eles realizam coletas de amostras da água, juntamente com técnicos do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, para identificar quais materiais contaminaram o rio.


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) confirmou que já foram constatadas a presença de arsênio e soda cáustica, componentes da chamada “lama vermelha”, resíduo resultado do beneficiamento da bauxita.

Nenhum comentário: