quarta-feira, 15 de abril de 2009

MARCHAS E INVASÕES MARCAM "ABRIL VERMELHO" NO PARÁ

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou, hoje, uma marcha de 500 agricultores até a capital paraense e manifestações de outros 900 na Curva do S, em Eldorado dos Carajás, onde, no dia 17 de abril de 1996, foram mortos 19 lavradores pela Polícia Militar. Os eventos fizeram parte da programação do Abril Vermelho.
Na madrugada de hoje, um grupo invadiu uma das áreas pertencentes à Agropecuária Santa Bárbara, empresa do grupo do banqueiro Daniel Dantas. Segundo nota da empresa, um grupo de invasores expulsou das casas do retiro Jandaia, localizado dentro da fazenda Maria Bonita, dezenas de funcionários e suas famílias, ameaçando de morte quem voltar.
A invasão, segundo o MST, foi um protesto contra a decisão da Justiça de manter presos 12 integrantes do movimento por porte de armas de fogo e formação de quadrilha. Eles são acusados de assaltar, dez dias atrás, motoristas que trafegavam pela rodovia PA-150.
"O que está havendo é uma criminalização dos movimentos sociais que lutam pela realização da reforma agrária", argumenta o coordenador estadual do MST, Ulisses Manaças. Para ele, a impunidade dos matadores de sem-terra também contribui para o aumento da violência no campo.


Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: