quarta-feira, 15 de abril de 2009

JOSEFINA VOLTA A CLAMAR PELOS GARIMPEIROS DO TAPAJÓS

Nem bem reaqueceu, a atvidade minerária, na região do Tapajós, volta a ser ameaçda pela moratória de licenças ambientais.

Em moção apresentada, hoje, à Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), a deputada estadual Josefina Carmo (PMDB) voltou a clamar em favor dos garimpeiros e mineradores da região do Tapajós.

Em documento entregue à governadora, no final de março, durante visita do ministro Mangabeira Unger, o Sindicato dos Mineradores de Ouro do Oeste do Estado do Pará (Simioespa) e a Associação dos Mineradores de Ouro do Tapajós (Amot) pedem a Ana Júlia uma única coisa: que a Sema libere as licenças ambientais aos garimpos que estão em atividade na Reserva Garimpeira do Tapajós.
Sem estas licenças, eles não conseguem as permissões de lavra garimpeira (PLG's) emitidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Sérgio Aquino e Ivo Lubrinna, dirigentes das duas entidades, temem que a região entre em falência, com o desemprego de milhares de homens e mulheres que hoje voltaram a ter trabalho, ocupação e renda, depois de anos sem qualquer possibilidade real de trabalho.
A revitalização dos garimpos de Itaituba e região se deve ao bom preço do produto no mercado.
Josefina vai tentar nova audiência com o titular da Sema, Valmir Ortega, para discutir o assunto. Ele não acompanhou a governadora na viagem a Itaituba, no dia 31 de março passado.

Nenhum comentário: