quarta-feira, 29 de abril de 2009

"BELO MONTE, SIM!"

Surgiu, finalmente, um movimento político consistente em defesa do projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira.


A iniciativa é de dirigentes sindicais de trabalhadores e empresários, que decidiram lançar, há um mês, o movimento “Belo Monte, Sim!” O objetivo do movimento é lutar pela construção da usina hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, no rio Xingu, em Altamira, opondo-se às organizações não-governamentais (ONG’s) ambientalistas que trabalham contra a execução do projeto.


Durante o seminário que aprovou a criação do “Belo Monte, Já!”, seus membros também definiram uma série de estratégias e ações com vista à divulgação do movimento e de seu principal objetivo.
Para divulgar o movimento e suas ações, seus membros realizarão campanhas diversas em favor do projeto de construção da UHE, com distribuição de camisetas, cartilhas, jornais, cartazes, adesivos e mensagens em rádio, jornais e na televisão.


Eles também planejam realizar várias ações de caráter político em favor da UHE, como a realização de audiências públicas na Assembléia Legislativa do Pará, na Câmara e no Senado Federal, além de reuniões com as populações residentes na área de impacto da hidrelétrica.


Para tanto, os membros do movimento vão buscar a direção da Eletronorte, responsável pela construção e operação da futura UHE, para propor e discutir parcerias que visem fortalecer a ações do movimento, assim como conquistar e fortalecer a opinião pública favorável ao projeto.


A coordenação do movimento “Belo Monte, Já!” está constituída por representantes do Sindicato e da Federação dos Metalúrgicos do Pará, da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Pará, Federação dos Trabalhares nas Indústrias do Pará, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Madeireiras de Altamira, da Federação dos Metalúrgicos da Amazônia (Fitimn), da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), da Força Sindical e da Nova Central. Representantes da Federação e do Centro das Indústrias do Pará também integram a coordenação do movimento.


Na opinião do presidente da Fitimn, Sulivan Santa Brígida, a construção e operação da hidrelétrica de Belo Monte é indispensável ao desenvolvimento sustentável do Pará e da Amazônia. “Se desejamos o nosso desenvolvimento sustentável, se queremos geração de emprego e renda para a nossa população, se queremos atrair investimentos públicos e privados que criem infraestrutura produtiva e projetos que explorem, de forma sustentável, nossas riquezas naturais, é indispensável que tenhamos a hidrelétrica de Belo Monte construída e gerando energia para esse desenvolvimento”, afirmou.

Nenhum comentário: