quinta-feira, 16 de abril de 2009

ALEPA CRIA DIA DO DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

A Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, na quinta-feira, 16, projeto de lei que cria o Dia Estadual do Doador Voluntário de Medula Óssea, a ser celebrado no dia 6 de outubro. O projeto será encaminhado para sanção da governadora Ana Júlia Carepa. O projeto é de iniciativa da deputada Josefina Carmo (PMDB).
De acordo com o texto do projeto aprovado, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) promoverá, naquele dia, ou durante a semana e/ou o mês de celebração do Dia do Doador Voluntário de Medula Óssea, campanhas de conscientização para informar a população sobre a importância da doação de medula óssea. Os eventos e atividades da campanha poderão ser realizados em parceria com hospitais, universidades e faculdades púbicos e privados, órgãos públicos das áreas de saúde e educação e entidades representativas da sociedade civil.
Na justificativa do projeto, Josefina Carmo afirma que a data proposta é uma referência ao primeiro transplante não aparentado de Medula Óssea realizado no Brasil, em 1995, com um doador identificado no Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que funciona do Rio de Janeiro. No Pará, o Centro de Hemoterapia (Hemopa) é referência do Redome em captação de doadores, sendo que tal procedimento vem sendo realizado aqui desde 21 de janeiro de 2002.
Segundo a deputada, a chance de se encontrar medula compatível é de uma em um milhão entre pessoas não aparentadas, mas que essa possibilidade cresce para 25% entre doadores aparentados.
“Dessa forma, para ampliar o cadastro dos doadores voluntários, é necessário potencializar as ações de conscientização através de campanhas promovidas pelos órgãos competentes e, para tal, é conveniente a determinação de uma data que sirva de mote para as atuações tanto governamentais quanto sociais”, destacou a deputada.

Nenhum comentário: