quarta-feira, 15 de abril de 2009

ADEPARÁ AMPLIA ÁREA DE COMBATE À AFTOSA

As agências de defesa agropecuária do Pará e Maranhão assinaram, nesta quarta-feira (15), às 11 horas, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), um termo de cooperação técnica para promover ações conjuntas na tentativa de elevar a classificação da área 2, conhecida como médio risco de febre aftosa, ao mesmo status da área 1, livre da doença com vacinação.

Na fronteira com o estado maranhense, cerca de 300 propriedades, que somam pelo menos 110 mil cabeças de gado, estão cadastradas e atendidas pela Adepará, mas que são de responsabilidade do estado vizinho.

Nove municípios do nordeste paraense quem fazem divisa com o Maranhão estão no alvo do termo de cooperação técnica. A cooperação técnica vai garantir ainda um maior controle do trânsito animal, além de instalações de barreiras sanitárias e de escritórios equipados, com a presença de um médico veterinário para tender os produtores.

Fonte: www.diariodopara.com.br

PS: Já a área 3 do Pará, onde estão incluídos todos os municípios das regiões do Tapajós e da Calha Norte, continua esquecida - pelo menos a Adepará não anunciou, até o momento, nenhuma ação efetiva para elevá-la ao menos ao status em que se encontra a área 2.
Ah, Oeste, não terás, mesmo, teus rebanhos sadios e em condições de venda para outras regiões ou outros Estados!

Nenhum comentário: