segunda-feira, 9 de março de 2009

JORNALISTAS TERÃO DIA NACIONAL

No Brasil, praticamente todo profissional tem o seu dia comemorativo, menos o jornalista. Mas essa injustiça está com os dias contados, pelo menos se depender do deputado federal Fernando ferro (PT/PE), que apresentou o projeto de lei 5015/05 com esse objetivo.
"Não há exagero em afirmar que a profissão de jornalista é essencial ao Estado Democrático de Direito e à própria democracia. Na sociedade contemporânea, informação é poder – o que confere ao trabalho de apurar e disseminar informações o caráter de atividade fundamental para o processo democrático”, argumentou ele.
Ele propõe que o dia 7 de abril seja oficializado como o Dia Nacional do Jornalista. A data faz alusão ao aniversário da Associação Brasileira de Imprensa.

O projeto tem tramitação conclusiva e se encontra na comissão de Educação do Senado. O relator, Senador Gerson Camata (PMDB-ES), apresentou voto favorável à proposta, no dia 2 de março, e lembrou o centenário da ABI completado em 7 de abril de 2008, afirmando que a entidade “conta com o respeito e admiração de toda sociedade brasileira”, principalmente pela defesa que faz do Estado de Direito.

Nenhum comentário: